Festa Junina e os Santos

Junho é mês de bandeirinhas coloridas, quentão, fogueira, barracas com comidas típicas, quadrilha, enfim chegou a Festa Junina.

Esta festividade é originária das comemorações em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e São João, que são lembrados nos dias 13, 24 e 29 de junho.

Tradições dos Santos

Santo Antônio é o famoso “santo casamenteiro”. Muitas mulheres solteiras fazem promessas e simpatias em busca de casamento e de um namorado. Esta é uma antiga tradição que segue viva nos dias atuais.

Moças que acreditam no poder deste santo, costumam colocar uma pequena imagem do casamenteiro dentro de um copo com água e se recusam a tirá-lo de lá até que seu sonhado pretendente apareça.

Para arranjar um namorado, a moça deve comprar um copo no dia 13 de junho, enchê-lo com água, adicionar três pitadas de sal e um botão de rosa vermelha, deve deixar a flor dentro do copo até que murche, depois ela precisa tomar um banho com essa água e repetir treze vezes a frase: Santo Antônio, Santo Antônio, mande um Antônio para mim.

Outra famosa simpatia diz respeito a São João, a garota deve prender uma fita no travesseiro e rezar para o santo, se no outro dia esta fita estiver solta significa que a pessoa vai se casar em breve. Ou, na véspera do dia de São João, às 18h, a menina deve pôr um cravo num copo com água. Na manhã seguinte, se ele estiver verde, a pessoa vai se casar com um jovem rapaz, se estiver murcho, o noivo será velho.

No dia de São Pedro, a pessoa interessada em descobrir quem é o amor da sua vida deve colocar a chave de entrada da porta de sua casa embaixo do travesseiro, que precisa ser novo ou ter uma fronha nova. Quando adormecer e sonhar, o primeiro homem que aparecer em seus sonhos será o amor da sua vida, assim que acordar deve-se retirar a chave debaixo do travesseiro.

Gostou das simpatias? Sabe de mais alguma ou tem sua própria tradição de Festa Junina? Então não deixe de comentar em nossos posts no Facebook e no Instagram.


Festa Junina do Mesc:

Não perca a nossa grandiosa quermesse que acontece nos dias:
 
10,11, 17,18, 24 e 25 de junho das 18h às 24h
 
1º, 2, 8, 9, 15 e 16 de julho das 18h às 23h.
 
A entrada será gratuita para sócios. Não associados pagarão R$35,00 (por família), com direito a consumação do valor, ou seja, o valor pago para entrada será utilizado para a consumação nas barracas. Marque as datas da
Quermesc na sua agenda e venha participar
 


 










Voltar