Futevôlei

Quando surgiu o Futevôlei?

O futevôlei nasceu nas praias de Peruíbe, no ano de 1975, quando Wilson Milhomem, conhecido como "Patola" e Laciney, começaram a tocar a bola, mas pelo alto. Com isso, começaram a usar além do pé, o ombro e a cabeça. Nisso, olharam uma rede de volêi que havia na praia e começaram a jogar como se fosse volêi, mas com o pé, ombro e cabeça, dando origem assim ao chamado "futevôlei".
 
É um esporte com bola, praticado em quadras de areia (bem parecida com a de vôlei de praia) com as medidas de 9m de largura e 18 de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura.
 
É jogado em sistemas de duplas (2x2), trios (3x3) ou quartetos (4x4) masculinos, femininos ou mistos. Deve-se tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e as mãos, como no futebol.
 
Cada dupla pode dar até 3 toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas — tal como no vôlei ou vôlei de praia.
 
O jogo é disputado, como no vôlei, em disputa de sets (de 18 pontos sem vantagem) em que os pontos são marcados quando a bola cai na quadra adversária, é desviada para fora das quadras pelos mesmos ou bate em qualquer outro jogador e bate no chão.
 
O Futevólei é uma modalidade desportiva em expansão meteórica, de enorme espectacularidade técnica. É um desporto que pode ser observado durante horas e constantemente sermos impressionados com movimentos técnicos de extrema beleza. Existe quem defina Futevólei como "Arte dos pés à cabeça".
 
Esta modalidade atinge o seu auge de espectacularidade quando praticada por duplas, exigindo uma excelente condição física e um leque enorme de atributos técnicos. A variante de quadras pode ser praticada por uma faixa etária bastante alargada.
 
O Futevólei é praticado de uma forma organizada em inúmeros países, existindo já organizações que tutelam a modalidade no Brasil, Argentina, Uruguai, Tailândia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Grécia, Holanda, Espanha, Áustria, etc. A nível internacional existem duas entidades reguladoras da modalidade, a Federação Internacional de Futevólei e a Federação Europeia de Futevólei.
 
A massificação da prática a nível mundial poderá levar o Futevólei, a médio prazo, a ser considerado modalidade Olímpica, havendo já esforços nesse sentido por intermédio das Federações Internacionais.

Superfície de jogo

O piso deve ser de areia, livre de pedras, conchas ou qualquer outro objecto que possa representar risco de cortes ou ferimentos nos jogadores

 
MODALIDADE   DIAS HORÁRIOS Nível
Futevôlei  1x por Semana    3ª e 5ª feira 7h às 8h Iniciação / 8h às 9h Intermediário  
      9h às 10h e 12h às 13h  Avançado
Futevôlei   2x por Semana    3ª e 5ª  feira 16h às 17h Kids de 08 a 15 anos 
      17h às 18h / 18h às 19h / 19h às 20h