Inclusão Social está em festa
Publicado em: 12/09/2016
O projeto foi criado em 2006, por iniciativa do então presidente Roberto Garcia Fuentes (Palhinha) com o intuito de tornar o Mesc um clube inclusivo no que diz respeito às pessoas com deficiência e promover atividades adaptadas específicas para esse público. “Meu sentimento é de satisfação e realização, na época criei o projeto para atender um associado, achamos que no início seria um projeto pequeno, um piloto, mas aos poucos foi crescendo junto com o apoio da diretoria e já conquistamos prêmio como melhor projeto social entre Clubes”, contou Palhinha, atual vice-presidente e vereador da cidade de São Bernardo do Campo.
O objetivo do Departamento de Inclusão Social é promover adaptações na estrutura do Clube bem como desenvolver atividades esportivas e sociais, que permitam a inclusão das pessoas com deficiência no cotidiano. “Nesses primeiros dez anos de projeto temos trabalhado para incluir as pessoas com deficiência. Agora gostaríamos de incluir cada vez mais os sócios sem deficiência no cotidiano de um clube inclusivo, que é totalmente possível com paciência, respeito e carinho”, disse Carlos Augusto Peres, coordenador do Departamento de Inclusão Social.
Ao longo desses anos, muitos alunos já passaram pela inclusão, alguns deles participam desde o início, como a aluna Michele das Dores Narciso, 32 anos, diagnosticada com Síndrome de Down. "Estou no Clube de quarta a sexta-feira, faço natação, gosto de ir à biblioteca, o que me ajudou muito com meu desenvolvimento e independência", finalizou.
Quem pode participar?
Pode participar todo associado que possua alguma deficiência (física, intelectual ou sensorial). Para se cadastrar precisa ser sócio, trazer atestado médico e uma foto 3x4. Para a natação é necessário também o exame médico dermatológico de acesso ao conjunto aquático. Não tem nenhum custo extra para o associado. Contamos com dois projetos: Curso de Natação Inclusiva (quarta e sexta-feira, das 19h às 21h) e Curso de Tênis para pessoas com deficiência intelectual (quinta-feira, das 12h às 14h).
A festa
No dia 21 de agosto foi realizada uma festa para celebrar essa data especial, no evento participaram os alunos, professores e diretores do Clube. Foi uma noite animada!
Para o presidente, João Augusto Minoso Martins, esse é um projeto o qual o Mesc se orgulha e todos os envolvidos merecem nosso agradecimento e reconhecimento. “Temos um papel importante na sociedade quanto ao assunto é inclusão e o Clube leva o tema muito a sério. Queremos ser um exemplo a ser seguido por outras associações e por todos aqueles que têm um papel de liderança em nosso País”, enfatizou.
Voltar