Conheça os benefícios do Taekwondo

Publicado em: 09/01/2017

O Taekwondo, palavra oriental que significa caminho dos pés e das mãos por meio da mente, é uma arte marcial nascida no Coréia. No final da década de 60 começou a ser difundido para outros países por meio dos mestres coreanos que, em geral, eram ex-combatentes do exército. Em 1970 chegou ao Brasil pelo Mestre San Ming Cho.

Esse esporte proporciona vários benefícios para o corpo e mente. Além disso, desenvolve a autoconfiança, autoestima e a defesa pessoal. Sua prática apresenta evolução na força, velocidade, resistência e flexibilidade.

Seu maior diferencial está na grande quantidade de chutes aplicados nos golpes,  seus praticantes costumam manter os princípios e sabedorias antigas, alguns valores como lealdade aos amigos e respeito aos mais velhos.

No Mesc

Há 15 anos a modalidade está presente no Clube, ao longo dos anos diversos alunos já passaram por aqui e muitos ensinamentos. Atualmente, as aulas acontecem de terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h45 e aos sábados, das 10h às 11h30 com os professores Fabricio Fernandes e Nilson Elisiario e o mestre Marcelo Melo. Podem participar homens e mulheres a partir dos seis anos.

Quem frequenta garante que nunca é tarde para começar e não há necessidade de experiência, o diretor Adjunto Alessandro Magalhães é um dos exemplos. “Comecei as aulas há dois anos e uma das coisas que coisas que me levaram a fazer parte foram à disciplina e capacidade de concentração. É a atividade física que trabalha com a dinâmica de vários golpes, isso acabou se tornando um exercício para mim, estou gostando e não quero mais parar”, explicou.

Aqui as mulheres também têm a sua vez, é o caso da aluna Érika Costa, 33 anos, que encontrou no Taekwondo uma oportunidade para a melhoria na qualidade de vida. “Vim realizar uma aula experimental e acabei gostando, pois trabalha todas as partes do corpo, melhorou os meus aspectos físico e emocional, eu sinto que a cada dia estou progredindo”, disse.

Outros atletas iniciam a prática incentivamos por seus filhos, acompanhando os pequenos nos treinos, os pais aderem também ao esporte. “Meus filhos treinavam e eu ficava assistindo e vendo as aulas, os mestres e a alegrias que eles tinham, acabei fazendo e já estou há dois anos. Para nós, aqui é muito importante,” afirmou Marcio Ernandes, 39 anos.

Por ser uma prática de luta, o seu objetivo não é gerar a violência, é importante ter a consciência que o Taekwondo é um esporte preservador da paz que estimula a dignidade, respeito e parceria.

Quer praticar?

Sócios e não associados interessados podem entrar em contato com o Departamento de Esportes pelo telefone (11) 4344-5566 ou e-mail esportes@mesc.com.br