Nova Comissão contra Racismo, Assédio e Discriminação

Publicado em: 27/08/2024

O objetivo é prevenir e combater práticas discriminatórias, de racismo e de assédio, oferecendo um canal seguro para denúncias e promovendo ações educativas

A recente criação da “Comissão de Enfrentamento ao Assédio, Racismo e Discriminação de Qualquer Natureza”, instituída pela Portaria 19/2024, reflete um compromisso renovado da diretoria do Mesc, em enfrentar e erradicar atos discriminatórios e de racismo, além dos casos de assédio, de natureza moral ou sexual. Diferente de iniciativas anteriores, esta comissão não apenas promete combater tais práticas, mas também adota uma abordagem preventiva e educativa, buscando mudar a cultura dentro e fora do Clube.
 
A comissão formada por cinco associados, Alessandra Mendes Marchioli, Celso Cabral, Claudia Renata Silva de Freitas e Francisco Cleber de Souza Moraes e o presidente, Osmar Spinussi Junior, todos indicados pela Diretoria Executiva, será responsável por analisar denúncias de racismo, injúria racial, assédio (moral ou sexual) e outras formas de discriminação, abrangendo não só o ambiente esportivo, mas também as atividades sociais e recreativas do Clube. Denúncias podem ser feitas de forma anônima ou identificada, tanto por associados quanto por colaboradores, atletas e visitantes, garantindo um alcance amplo e inclusivo para todos que frequentam o espaço.
 
Na prática, a comissão funcionará com um canal de denúncias via telefone celular, cuja divulgação será ampla. “A secretaria do Mesc também estará apta a receber reclamações. O processo de investigação será conduzido com sigilo, preservando os interesses das vítimas e garantindo o direito ao contraditório dos acusados”, explica Dr. Osmar. Em casos comprovados, as punições seguirão o Estatuto Social do Clube ou a legislação trabalhista, com possibilidade de comunicação às autoridades competentes se houver indícios de crime. Para fazer uma denúncia, entre em contato pelo telefone ou WhatsApp no número (11) 95122-3261.

“O papel do Mesc é crucial na implementação desta comissão. Com mais de seis décadas de atuação, o Clube reforça seu compromisso com uma sociedade justa e inclusiva”, afirma o presidente da comissão. Os cinco membros da comissão, indicados pela Diretoria Executiva, atuarão de forma autônoma, assegurando decisões imparciais e baseadas em provas.

Além das atividades de repressão, a comissão organizará palestras e treinamentos semestrais sobre racismo, assédio e discriminação, conduzidos por profissionais qualificados. Essas ações visam educar e conscientizar colaboradores, atletas, associados e a comunidade em geral, promovendo um ambiente mais seguro e respeitoso para todos.

Não se omita, denuncie! 
 









Voltar